Thursday 19 April 2018

Opções de design do programa cap e comércio


Aviso da proposta de política:


Opções de design do programa Cap e Comércio.


Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.


16 de novembro de 2015.


Descrição da Política:


A mudança climática é uma das questões mais urgentes do nosso tempo. Exige uma ação coletiva forte para garantir que Ontário possa alcançar reduções profundas de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo que promove uma economia forte e próspera com baixa emissão de carbono. Em fevereiro deste ano, o Ministério do Meio Ambiente e as Mudanças Climáticas lançou um documento de discussão sobre alterações climáticas que identificou o preço do carbono como uma ação fundamental para o clima para ajudar a província a enfrentar as mudanças climáticas através da redução das emissões de gases de efeito estufa. Um programa de cap e comércio reduz efetivamente a quantidade de poluição de gases de efeito estufa que entra em nossa atmosfera, estabelecendo um limite de emissões, recompensando empresas inovadoras, garantindo certezas para as indústrias e criando mais oportunidades de investimento.


Em abril de 2015, o governo anunciou que seria uma limitação da poluição por gases de efeito estufa mediante a implementação de um programa de cap e comércio. Também naquela época, indicou sua intenção de se juntar ao programa comum de cap e comércio implementado por Quebec e Califórnia.


Finalidade da Política:


O programa de cap e comércio é uma iniciativa fundamental para que o governo enfrente as mudanças climáticas, reduzindo os gases de efeito estufa. O programa reduz a quantidade de poluição dos gases de efeito estufa para a atmosfera, estabelecendo um limite (isto é, limite) sobre as emissões das instalações cobertas. Ao longo do tempo, o limite é reduzido, reduzindo a poluição dos gases de efeito estufa.


Outra informação:


Consulta pública:


Esta proposta foi postada por um período de comentários e comentários públicos de 30 dias a partir de 16 de novembro de 2015. Os comentários foram recebidos até 16 de dezembro de 2015.


Todos os comentários recebidos durante o período de comentários estão sendo considerados como parte do processo de tomada de decisão pelo Ministério.


Nota: Todos os comentários e envios recebidos tornaram-se parte do registro público.


Consultor de políticas sênior.


Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.


Divisão de Mudança Climática e Política Ambiental.


Ramo de Design de Instrumentos e Programas de Polícia Aérea.


77 Wellesley Street West.


Telefone: (416) 212-4552.


Informação adicional:


Os seguintes gabinetes do governo têm informações adicionais sobre esta proposta. Para organizar uma visualização desses documentos, ligue para o contato do Ministério ou o escritório listado abaixo.


77 Wellesley Street West.


Telefone: (416) 314-3923.


Os documentos vinculados abaixo são fornecidos com o objetivo de aprimorar a consulta pública.


Todos os links serão abertos em uma nova janela.


Este site é mantido pelo Governo do Ontário, no Canadá.


Canadá: Opções de design do programa Cap-And-Trade de Ontário liberadas.


Conexões na empresa.


O Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MOECC) de Ontário lançou um documento de discussão intitulado Opções de Design do Programa Cap-and-Trade, fornecendo ao público seu primeiro olhar detalhado sobre as opções de design que estão sendo consideradas para a estufa antecipada da província sistema de cap-and-trade de emissões de gases (GEE).


O que você precisa saber.


O MOECC está aceitando comentários no documento de discussão até 16 de dezembro e incorporará esses comentários aos projetos de regulamentos de metas e limites que deverão ser lançados no início de 2016. Vários problemas importantes devem ser resolvidos antes disso, como a determinação: que será responsável por certas emissões de gases com efeito de estufa, particularmente no setor de energia onde um limite pode ser imposto aos usuários finais de combustíveis fósseis (como geradores a gás natural) ou a montante dos importadores e distribuidores desses combustíveis; em que medida certas indústrias, em particular as indústrias altamente emissoras e expostas ao comércio, devem receber alocações de emissão gratuitas ou exigidas para comprar essas licenças em leilão; e se e como impor uma tarifa sobre combustíveis fósseis importados e eletricidade com uso intensivo de carbono para nivelar o campo de jogo para produtores domésticos de combustível e geradores de eletricidade que enfrentarão um preço sobre o carbono.


Cada uma dessas questões-chave é discutida mais adiante.


Visão geral de Cap-and-Trade de Ontário.


O MOECC está desenvolvendo o sistema de cap-and-trade do Ontário sob a Western Climate Initiative (WCI), um quadro regional sob o qual a Califórnia e o Quembec já implementaram seus próprios sistemas de cap-and-trade. Esses sistemas foram vinculados no ano passado, permitindo que os créditos de emissões da Califórnia e Quembé fossem usados ​​em qualquer jurisdição e criando o maior mercado de carbono no continente. Atualmente, o MOECC está apontando para 1 de janeiro de 2017 como a data de início para implementar seu próprio sistema, com possíveis vínculos com os sistemas da Califórnia e Quieubec já em 1º de janeiro de 2018.


O sistema de cap-and-trade de Ontário deverá cobrir as emissões de GEE associadas aos seguintes setores: (i) grandes emissores industriais e institucionais, (ii) distribuidores de combustível para transporte e (iii) distribuidores de gás natural. Com base em dados de emissões recentemente relatados, mais de 140 instalações em Ontário seriam cobertas usando os limiares atualmente propostos (veja abaixo). O MOECC prevê limitar as emissões nos setores cobertos nos níveis projetados para 2017 e, em seguida, reduzir o limite em cerca de 3,7% ao ano até 2020. Novas instalações que atendem ao limite de cobertura, mas que não começam as operações até 1º de janeiro de 2016 ou depois teriam obrigações de conformidade a partir do terceiro ano de operação.


Entre os vários elementos de design que o MOECC está considerando, três são especialmente críticos para determinar como o sistema de cap-and-trade afetará a atividade industrial na província:


Ponto do regulamento O Ontário propõe usar os seguintes limiares na regulação das emissões associadas aos setores cobertos:


Além dessas questões, o documento de discussão do MOECC descreve muitas outras opções de design, incluindo requisitos de registro, regras de mercado, mecanismos de estabilidade de preços, banca de crédito, uso de créditos de compensação, reconhecimento de reduções voluntárias adiantadas, requisitos de conformidade e execução e penalidades.


Os comentários no documento de discussão podem ser enviados ao MOECC on-line através do Registro Ambiental até 16 de dezembro de 2015.


O conteúdo deste artigo destina-se a fornecer um guia geral sobre o assunto. Recomenda-se um conselho especializado sobre suas circunstâncias específicas.


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Navegação.


Emissões de gases de efeito estufa dos reservatórios.


Os cruzados ou reservatórios são cruciais para maximizar a geração hidrelétrica durante o horário máximo de demanda e devem ser tidos em conta para pagar o preço de qualquer limite ou imposto sobre as emissões de GEE resultantes. A reivindicação freqüente dos governos e da indústria de que o poder aquático produz energia limpa é entendida na maioria dos círculos para significar que não emite gases com efeito de estufa (GEE). A reputação limpa e verde de grandes barragas já foi questionada, mas os cientistas estão informando que milhões de barragens menores em rios ao redor do mundo contribuem de forma importante para o total de emissões globais de GEE.


Categorias de Blog.


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Desmantelamento de represas.


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Canadá: Opções de design do programa Cap-And-Trade de Ontário liberadas.


Conexões na empresa.


O Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MOECC) de Ontário lançou um documento de discussão intitulado Opções de Design do Programa Cap-and-Trade, fornecendo ao público seu primeiro olhar detalhado sobre as opções de design que estão sendo consideradas para a estufa antecipada da província sistema de cap-and-trade de emissões de gases (GEE).


O que você precisa saber.


O MOECC está aceitando comentários no documento de discussão até 16 de dezembro e incorporará esses comentários aos projetos de regulamentos de metas e limites que deverão ser lançados no início de 2016. Vários problemas importantes devem ser resolvidos antes disso, como a determinação: que será responsável por certas emissões de gases com efeito de estufa, particularmente no setor de energia onde um limite pode ser imposto aos usuários finais de combustíveis fósseis (como geradores a gás natural) ou a montante dos importadores e distribuidores desses combustíveis; em que medida certas indústrias, em particular as indústrias altamente emissoras e expostas ao comércio, devem receber alocações de emissão gratuitas ou exigidas para comprar essas licenças em leilão; e se e como impor uma tarifa sobre combustíveis fósseis importados e eletricidade com uso intensivo de carbono para nivelar o campo de jogo para produtores domésticos de combustível e geradores de eletricidade que enfrentarão um preço sobre o carbono.


Cada uma dessas questões-chave é discutida mais adiante.


Visão geral de Cap-and-Trade de Ontário.


O MOECC está desenvolvendo o sistema de cap-and-trade do Ontário sob a Western Climate Initiative (WCI), um quadro regional sob o qual a Califórnia e o Quembec já implementaram seus próprios sistemas de cap-and-trade. Esses sistemas foram vinculados no ano passado, permitindo que os créditos de emissões da Califórnia e Quembé fossem usados ​​em qualquer jurisdição e criando o maior mercado de carbono no continente. Atualmente, o MOECC está apontando para 1 de janeiro de 2017 como a data de início para implementar seu próprio sistema, com possíveis vínculos com os sistemas da Califórnia e Quieubec já em 1º de janeiro de 2018.


O sistema de cap-and-trade de Ontário deverá cobrir as emissões de GEE associadas aos seguintes setores: (i) grandes emissores industriais e institucionais, (ii) distribuidores de combustível para transporte e (iii) distribuidores de gás natural. Com base em dados de emissões recentemente relatados, mais de 140 instalações em Ontário seriam cobertas usando os limiares atualmente propostos (veja abaixo). O MOECC prevê limitar as emissões nos setores cobertos nos níveis projetados para 2017 e, em seguida, reduzir o limite em cerca de 3,7% ao ano até 2020. Novas instalações que atendem ao limite de cobertura, mas que não começam as operações até 1º de janeiro de 2016 ou depois teriam obrigações de conformidade a partir do terceiro ano de operação.


Entre os vários elementos de design que o MOECC está considerando, três são especialmente críticos para determinar como o sistema de cap-and-trade afetará a atividade industrial na província:


Ponto do regulamento O Ontário propõe usar os seguintes limiares na regulação das emissões associadas aos setores cobertos:


Além dessas questões, o documento de discussão do MOECC descreve muitas outras opções de design, incluindo requisitos de registro, regras de mercado, mecanismos de estabilidade de preços, banca de crédito, uso de créditos de compensação, reconhecimento de reduções voluntárias adiantadas, requisitos de conformidade e execução e penalidades.


Os comentários no documento de discussão podem ser enviados ao MOECC on-line através do Registro Ambiental até 16 de dezembro de 2015.


O conteúdo deste artigo destina-se a fornecer um guia geral sobre o assunto. Recomenda-se um conselho especializado sobre suas circunstâncias específicas.


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Emissões de gases de efeito estufa dos reservatórios.


Os cruzados ou reservatórios são cruciais para maximizar a geração hidrelétrica durante o horário máximo de demanda e devem ser tidos em conta para pagar o preço de qualquer limite ou imposto sobre as emissões de GEE resultantes. A reivindicação freqüente dos governos e da indústria de que o poder aquático produz energia limpa é entendida na maioria dos círculos para significar que não emite gases com efeito de estufa (GEE). A reputação limpa e verde de grandes barragas já foi questionada, mas os cientistas estão informando que milhões de barragens menores em rios ao redor do mundo contribuem de forma importante para o total de emissões globais de GEE.


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Resposta OFVGA às Opções de Design do Programa Cap & Trade.


A Premier Kathleen Wynne desafiou o setor agrícola e alimentar a duplicar sua taxa de crescimento anual e a criar 120 mil postos de trabalho até 2020. O Ontario Fruit & amp; A Associação de Cultivadores de Vegetais (OFVGA) apoia este louvável alvo e a OFVGA deseja trabalhar em parceria com o Governo do Ontário para apoiar este objetivo. O OFVGA também apoia políticas e legislação que reforçam a competitividade do setor de frutas e vegetais do Ontário.


O Governo do Ontário, por meio de seu Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MOECC), introduziu o Cap & amp; Opções de design de programas de comércio para consulta e propõe um programa de comércio de carbono para o desenvolvimento de um mercado de carbono.


O OFVGA submete respeitosamente estes comentários em relação à proposta da Província de Ontário e MOECC para apresentar o Cap & amp; Design de Programa de Comércio.


Deve declarar-se desde logo que nenhum dos detalhes finos deste programa foi fornecido, nem foram avaliados a partir de uma perspectiva de impacto. Há muitas incógnitas para esses impactos e há uma preocupação significativa de que a economia de Ontário enfrentará uma reestruturação tão grande, e em particular as das economias agrícolas e hortícolas não serão capazes de sustentar essa direção, como está atualmente afirmado.


O OFVGA também está muito preocupado com o impacto da legislação, o que coloca o Ontário em uma posição menos competitiva do que os nossos vizinhos e o impacto potencial para as empresas que se deslocam do Ontário para essas jurisdições. Isso é contraditório com o Desafio do primeiro ministro acima mencionado. O potencial & ldquo; leakage & rdquo; da produção e do emprego em Ontário devido a esta e outras políticas não podem ser exageradas.


Perguntas relativas ao Cap & amp; Programa de Comércio.


A segurança alimentar e a competitividade são o núcleo da produção canadense de frutas e vegetais e o desenvolvimento de um Cap & amp; O programa de comércio afetará a capacidade do produtor de Ontário para competir. É essencial que o impacto de um Cap & amp; O programa de comércio está vinculado aos impactos diretos e indiretos sobre a economia e essa análise simplesmente não foi feita. Embora as perguntas feitas nesta consulta contribuam para uma melhor compreensão do impacto do que está sendo proposto, não deve ser interpretado que os produtores estão aceitando a forma como este programa está sendo desenvolvido. Uma análise econômica completa do Cap & amp; É necessário um programa de comércio, incluindo análises de impacto em horticultura.


1. Como você antecipa a ligação com Quebec e Califórnia afetando seu setor e / ou instalação?


2. As indústrias de Ontário têm experiência com a ligação de regimes comerciais em outras jurisdições que podem ser instrutivos para Ontário?


3. Como você antecipa esse timing afetando seu setor e / ou facilidade?


Como muitos de nossos produtores estão sujeitos a exportações fortes (por exemplo, produtores de estufa, produtores de ginseng) ou sujeitos a uma intensa competição internacional (por exemplo, produtores de espargos, produtores de vegetais, produtores frutíferos), o aumento de custos resultará neles sendo menos capaz de competir com jurisdições que já possuem vantagem competitiva (em termos de custos de produção e baixas taxas de mão-de-obra ou baixas taxas de energia, desigualdades ambientais e limitações de tecnologia). Por exemplo, os produtores de espargos do Peru não estão sujeitos a Cap & amp; As políticas comerciais e, como resultado, não irão enfrentar o aumento do custo de suas fontes de energia (combustível, eletricidade) sendo empurradas para baixo de seus fornecedores. Além disso, os produtores que exigem energia para o armazenamento de suas culturas (maçãs, por exemplo) terão custos elevados que não poderão passar para o consumidor; Isto não funciona dessa forma. A velocidade de implementação deste programa pode acelerar a partida de alguns investimentos e negócios significativos como resultado do aumento dos custos de produção. Espera-se que os investimentos em estufa (aproximadamente a cerca de 1 milhão de dólares por acre) deixem esta província mais rápido e aterrem em locais similares nos Estados Unidos (Michigan, Ohio).


4. Observando que uma data de início do programa posterior significaria um declínio mais acentuado nas coimas anuais para apoiar a realização dos objetivos de redução de GEE de Ontário, uma data de início de 1º de janeiro de 2017 dá tempo suficiente para a indústria, as empresas e as famílias se prepararem para uma programa de cap e comércio?


É essencial que uma avaliação de impacto regulatório seja realizada sobre as empresas que são diretamente afetadas pelas importações e exportações para que o impacto econômico possa ser determinado. As jurisdições concorrentes devem ser responsabilizadas pelo mesmo padrão de custos governamentais obrigatórios que estão sendo forçados a produtores de alimentos do Ontário. Para usar uma data de 1 de janeiro de 2017 (que está a menos de 13 meses), a avaliação de impacto econômico deve ser feita para que a indústria avalie os prazos corretos para implementação dessas políticas.


5. O Ontario planeja ter treinamento extensivo e divulgação para ajudar os emissores a entender suas obrigações de conformidade no âmbito do programa. O que mais o Ontário pode fazer para apoiar a indústria enquanto se prepara para um programa de cap e comércio?


As emissões diretas da agricultura no âmbito do programa atual devem ser consideradas isentas. Embora este seja um primeiro passo importante, deve ser dada maior atenção aos efeitos indiretos do Cap & amp; Comércio na agricultura. O governo de Ontário pode primeiro reconhecer o desafio que esta política irá fornecer aos fazendeiros hortícolas de Ontário e fornecer a avaliação do impacto econômico aos produtores. Os produtores do Ontário poderiam então estabelecer o impacto sobre o valor de suas culturas e a viabilidade de sua operação, tomando decisões informadas sobre como proceder em tempos incertos.


O Governo de Ontário deve fornecer aos consumidores uma avaliação precisa do impacto desta Cap & amp; Programa de comércio de preços ao consumidor.


6. Deve-se considerar a ampliação do alcance para outros setores?


Não, a consideração não deve ser dada até que haja uma análise de impacto credível do Cap & amp; Programa de comércio.


7. Como o programa de Ontário deve tratar instalações de energia de resíduos considerando que as emissões de aterro são propostas para não serem cobertas pelo programa?


O governo de Ontário deve redefinir o termo & ldquo; waste & rdquo ;. Na agricultura, um chamado & ldquo; waste & rdquo; O produto é algo que procura um uso comercialmente viável, mas ainda não foi encontrado para isso. Na produção hortícola se esses produtos estiverem disponíveis para conversão em energia (por exemplo, em bio digestores), os produtos desse esquema de produção que sejam colocados em posição renovável ou reciclável devem ser isentos desta legislação.


8. Deve haver (ser) consideração dada ao alargamento do alcance a outros setores?


Outros setores que capturam e isolam carbono (silvicultura, etanol e biodiesel) também devem estar sujeitos a várias isenções. Nós concordamos que aqueles que capturam carbono devem obter isenções e créditos sob o Cap & amp; Programa de comércio.


9. Como o programa de Ontário deve tratar as instalações de energia de resíduos considerando que as emissões de aterro são propostas para não serem cobertas pelo programa?


Considerou-se que os aterros atuais são uma fonte de metano e, de fato, em muitos locais, a digestão / produção de metano deve ser capturada e utilizada. Enquanto o metano é um gás com efeito de estufa significativo, também pode ser uma fonte de combustível significativa, o impacto de GHG será menor se usado com a tecnologia certa.


10. Como o tratamento das emissões fixas de processo e de combustão é diferente?


11. Qual deve ser o princípio orientador para definir o que são as emissões fixas do processo em relação às emissões de combustão?


Os deslocamentos para aqueles que capturam carbono devem ser um componente essencial do desenvolvimento dessas políticas. Para os produtores de horticultura, os pomares (árvores e capim são plantas de longo prazo), estufas (para captura a curto prazo), práticas de plantio direto, melhores práticas de manejo que suportam micro-macro e macro-biotecnologia saudável (incluindo vermes de terra que secuestran carbono em o solo), transformando terra em pastagens, tiras tampão, quebras de vento para diminuir a erosão do solo devem ser incluídos em deslocamentos.


Recomendações ao Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas relativas ao Design do Cap & amp; Programa de Comércio.


Offsets & ndash; É fortemente instado a inclusão de múltiplas compensações da agricultura, sem restrições sobre se um processo é de prática comum ou não. As atividades que contribuem significativamente para a captura de carbono (qualquer planta) e seqüestro de carbono (a deposição de carbono a longo prazo da atmosfera) devem ser incluídas como compensações de carbono. Uma lista menos que exaustiva incluiu pomares (árvores e gramíneas são plantas de longo prazo), estufas (para captura de curto prazo), práticas de plantio direto, melhores práticas de gestão que suportam uma micro-macro e macro-bio saudável do solo (incluindo vermes de terra que sequestrar carbono no solo), transformando terra em pastagens, tiras tampão e a utilização de quebras de vento.


Implicações para comércio internacional e ndash; Uma análise robusta e completa do Cap & amp; O programa de comércio sobre o impacto sobre as importações de produtos de outras jurisdições (incluindo aqueles que possuem e aqueles que não possuem estratégias semelhantes de carbono) e as exportações para jurisdições devem ser concluídas antes de qualquer legislação seguir em frente. O impacto deste programa proposto sobre competitividade e produção e segurança alimentar doméstica não é conhecido neste momento. Para que os produtores de Ontário possam competir de forma justa, os custos de produção artificialmente determinados, como os custos com mandato do governo, devem ser avaliados pelo seu impacto nos preços dos alimentos, agricultores, consumidores, empregos e economia. Uma avaliação abrangente sobre como o governo pretende lidar com a importação de produtos de regiões que não possuem Cap & amp; É necessário um sistema de comércio.


Use o número de registro comercial da Fazenda para obter implicações fiscais e ndash; Se o Cap & amp; O sistema de comércio deve ser usado, então um sistema para melhorar os custos desse programa aos agricultores, seja como crédito tributário ou eliminação de combustível, pode ser usado como uma tática de exemplo para atender às preocupações dos agricultores.


Credit Aggregation & ndash; Do ponto de vista do setor hortícola, o OFVGA pode ser usado como agregador de créditos para o setor. Sugere-se que seja utilizada alguma indicação de captura e seqüestro de carbono para cada subsector dentro da horticultura (por exemplo, acres de maçãs poderiam ser usadas como crédito, com um valor de árvores por acre provido).


Solicitamos que o MOECC trabalhe com a OFVGA para desenvolver uma estratégia para facilitar a transição do setor de horticultura para uma economia de baixo carbono e garantir que a horticultura continue a ser uma fonte sustentável de produtos frescos para todos os Ontários.


Para ver a apresentação original, clique aqui. Para ver o documento de discussão original, clique aqui.


Sobre o Fruit Ontario & amp; Associação dos produtores de vegetais.


O Ontario Fruit and Vegetable Growers & rsquo; A Associação (OFVGA) foi criada em 1859, o que faz dela uma das organizações de commodities agrícolas mais antigas de Ontário e Canadá. Como a voz dos agricultores de frutas, vegetais e estufas da Ontario, a OFVGA é uma associação sem fins lucrativos reconhecida nacionalmente que defende em nome dos agricultores de frutas e vegetais do Ontário e da indústria de horticultura comestível e representa seus membros a nível provincial, nacional, e internacionalmente. O setor apóia 30 mil empregos agrícolas e não familiares em Ontário, bem como outros 8,700 empregos específicos para horticultura e cultivos especiais. Mais de 125 diferentes culturas de frutas e legumes são cultivadas em Ontário com um valor anual estimado de US $ 1,74 bilhão (2014).


Para mais informações por favor entre em contato:


Presidente do Conselho de Administração da OFVGA.


Vice-presidente do Conselho de Administração da OFVGA.


Presidente da seção de propriedades, OFVGA.


Cadeira de seção de redes de segurança, OFVGA.


Vice-presidente executivo da OFVGA.


519 763 6160 x115.


Coordenador de Energia e Meio Ambiente.


Produtores de Legumes de Estufa do Ontário (OGVG)


519 326 2604 x205.


Pesquisar Notícias.


Arquivo de Notícias.


Carta aberta sobre Declaração Econômica do outono de Ontário.


Estudo ilustra o impacto do salário mínimo no setor de horticultura.


O custo aumenta a competitividade dos cultivares de frutas e vegetais de Erode Ontario.


Resposta OFVGA: Ontário sem resíduos.


O cultivador de espargos ganha o Prêmio de Mérito da indústria de frutas e vegetais de Ontário.


Resposta OFVGA: Cap e Comércio.


Mantenha contato.


Tempo atual para Guelph, ON, Canadá.


Links úteis.


2018 e cópia; Associação de produtores de frutas e vegetais de Ontário.

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